A Festa

Treze dias de muita música, dança e pratos típicos da culinária germânica.

Familiar, aconchegante, alegre e autêntica! Assim é a Festa Pomerana, um tributo à cultura e identidade de Pomerode, nossa pequena Alemanha no Brasil.

Em 2019, serão 13 dias consecutivos de muitas atrações, com o melhor da música, chope e deliciosa gastronomia típica, celebrando toda riqueza da cultura brasileira de origem alemã. Para completar, a festa será o grande palco das comemorações pelo aniversário de 60 anos de Pomerode.

História

A primeira Festa Pomerana aconteceu em 1984, com a vontade da comunidade de comemorar o 25º aniversário de Pomerode de um jeito diferente. Tão logo na primeira edição, mais de 20 mil pessoas circularam pela cidade mais alemã do Brasil durante 15 dias de festejos.

A grande atração dos primeiros anos era a exposição agropecuária, com direito a torneiro leiteiro. Desde o princípio, os pavilhões também traziam a exposição industrial, comercial e artesanal, os passeios de carros de mola, os concursos culinários (hoje concursos de delícias), os bailes e muita comida típica.

O evento foi o precursor das competições típicas de serrador, lenhador e Fischerstechen (Fisgar o Pescador), inspiradas nas atividades cotidianas dos colonizadores, além das brincadeiras e jogos tradicionais dos clubes de caça e tiro.

No início dos anos 2000, a festa se consolidou como o principal evento turístico da cidade de Pomerode e uma das mais genuínas festas de cultura germânica de Santa Catarina. Hoje, a cada ano, mais de 80 mil pessoas visitam os pavilhões e vivenciam o amor pelas tradições.

Majestades

Franciele Laís Marquardt, representante do Clube Alto Rio do Testo, é rainha desta 36ª edição. A bela divide o reinado com a 1ª Princesa Tayná Helena Siebert, do Clube Testo Central, e a 2ª Princesa Sandra Rahn, do Clube Progresso.

Já no mirim, a realeza é formada pela rainha Maitê Kaylane Wiebrantz, do Clube Alto Rio do Testo, e pelas princesas Isabelly Letícia Gustmann, do Clube Pomerode, e Thayla Jamilly Voigt do Clube Progresso.

As rainhas e princesas têm o importante trabalho de representar o município e divulgar a Festa Pomerana em todo o Brasil. Elas exaltam a beleza do povo pomerodense, cujos traços fisionômicos lembram a ascendência alemã da população. A cada edição, as candidatas que disputam a coroa são as respectivas rainhas dos 16 Clubes de Caça e Tiro de Pomerode.

Informações

Localização:

Parque Municipal de Eventos Francisco Canola Teixeira

Avenida 21 de Janeiro, nº 2700 – Centro - Pomerode/SC

Funcionamento:

Segunda a quinta-feira – 18h às 24h
Sexta-feira – 18h às 4h
Sábado – 10h às 4h
Domingo – 10h às 24h

Fique por dentro dessa tradição

Siga-nos no Facebook e no Instagram para receber todas as novidades da festa mais alemã do Brasil.

Página no Facebook Perfil no Instagram