Programação

Aguarde! Em breve, a programação completa!

Quarta-feira 9/01 – 20h30

Abertura oficial

Marco oficial do início das festividades, ocorre no Pavilhão Principal em meio à presença de autoridades, apresentações culturais, sangria do primeiro barril e homenagens.


Sábado 12/01 – 13h às 17h

Encontro de Grupos Folclóricos

O grande encontro reúne cerca de 20 grupos de danças de diferentes cidades e etnias no Pavilhão Cultural, encantando a todos com inusitadas coreografias, trajes elegantes e a alegria contagiante dos dançarinos.


DIAS 11, 14, 16 e 18/01 – 21H

Desfiles Fackelzug e Küchenmarsch

Ao anoitecer, o pátio do Parque de Eventos ganha uma tradição especial: a passagem do Fackelzug ou desfile de tochas. Já a Küchenmarsch ou dança das cozinheiras é uma prática tradicional das festas de casamento. Nela, as pessoas envolvidas promovem uma dança especial após o jantar, em homenagem aos noivos.


Domingo 13/01 – 10h45

Culto religioso em Plattdeutsch

A cerimônia luterana é realizada em Pommersches Plattdeutsch, língua pomerana falada pelos imigrantes. A celebração, junto ao Pavilhão Cultural, reflete a intensa religiosidade dos pomeranos e de seus descendentes, além de prestigiar a população que ainda cultiva o Plattdeutsch em seu cotidiano.


Terça-feira 15/01 – das 10h às 18h

Dia da Melhor Idade

Um dia inteiro de atividades é dedicado aos visitantes mais experientes. É oferecida muita música, dança e competições típicas especiais, inclusive com a coroação da realeza da Melhor Idade.


Sábado 19/01 – 13h às 17h

Encontro de Tocadores de Bandoneon

Através de gerações, melodias resguardam a singularidade deste instrumento musical que faz parte da história da imigração alemã. No palco do Pavilhão Cultural, são esperados cerca de 50 músicos, entre convidados da cidade de Eibenstock, onde é situada a única empresa alemã fabricante dos tradicionais instrumentos.


Domingo 20/01 – 13h às 16h

Encontro de Tocadores de Teufelsgeige

Entusiastas de toda região vêm ao Pavilhão Cultural para exaltar a performance do Teufelsgeige, inusitado instrumento de percussão trazido ao Brasil pelos imigrantes alemães. Conforme a tradição, o também chamado “violino do diabo” deve ser fabricado pelo próprio instrumentista.


Segunda-feira 21/01 – a partir das 18h

Comemoração 60 anos de Pomerode

Uma diversificada e animada programação marcará o dia do aniversário da cidade, com momentos especiais para lembrar a trajetória do município.

Fique por dentro dessa tradição

Siga-nos no Facebook e no Instagram para receber todas as novidades da festa mais alemã do Brasil.

Página no Facebook Perfil no Instagram